Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

BOXE:TEÓFILO STEVENSON


Teófilo Stevenson Lawrence,mais conhecido como Teófilo Stevenson,nasceu em Puerto Padre,em Cuba,no dia 29 de março de 1952.

Filho de um imigrante de St.Vincent e de uma cubana filha de imigrantes de St. Kitts,falava inglês com fluência.

Seu pai também foi lutador,mas Teófilo teve mais facilidades,pois começou a lutar boxe já sobre o regime comunista de Fidel Castro,que sempre deu forte apoio ao esporte.

Ganhou três vezes consecutivas a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos(1972,em Munique;1976,em Montreal e em 1980,em Moscou),e também vários campeonatos mundiais amadores,nos peso pesados.Participou de 321 combates,vencendo 301 e nunca perdendo por nocaute.

É considerado o maior boxeador não profissional de todos os tempos,e poderia,com certeza,estar entre os cinco maiores,no geral,contando amadores e profissionais(nos regimes socialistas da Europa Oriental e de outros lugares,e Cuba é um exemplo,os atletas são patrocinados pelo Estado).

Sempre recebeu várias ofertas milhonárias de dinheiro,dos Estados Unidos,para que fosse morar lá e se tornasse profissional.E todas essas propostas foram rechaçadas publicamente,o que lhe valeu uma proteção ainda maior do governo Cubano.

Por diversas vezes anunciou-se que Stevenson lutaria contra Muhammad Ali,mas o estadunidense,não publicamente,sempre escapava de lutar contra o cubano.

Em 1988,após o campeonato mundial em Reno,nos EUA,depois de vinte anos de carreira,Teófilo se aposenta dos ringues,como o maior pugilista que o mundo já viu.

REFERÊNCIAS