Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

Acabou com a violência ou com a festa?

Desde 1995 o torcedor paulista não pode entrar com bandeiras de mastro em eventos de futebol. As autoridades, para banir o instrumento dos estádios alegam ser "perigoso" e que "pode ser usado para praticar violência". Será que, com a proibição das bandeiras nos estádios de São Paulo, a violência realmente diminuiu? Acho que não.

Outras duas coisas que não podem ficar fora das comemorações de torcidas são o rolo de papel e os rojões, que tornam a festa um verdadeiro espetáculo, lindo e emocionante de se ver. Mas, assim como as bandeiras de cabo, também são proibidos no Estado de São Paulo há anos.

Em outubro de 2011, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou a lei que previa o retorno das bandeiras com mastro aos estádios paulistas, para a decepção e a revolta do torcedor.

Isso é uma vergonha, um futebol como o de São Paulo, não proporcionar às suas torcidas o lazer e a segurança em um estádio de futebol. A culpa da violência não é das bandeiras, até parece que são elas que matam gente!

Abaixo, fotos de torcidas por todo o Brasil e depois em São Paulo. Observe e veja a diferença que faz não poder contar com bandeiras, rolos de papel e fogos de artifício.

BAHIA

Torcida do Bahia

Torcida do Vitória

CEARÁ

Torcida do Ceará

Torcida do Fortaleza

GOIÁS

Torcida do Goiás

MINAS GERAIS

Torcida do Atlético Mineiro

Torcida do Cruzeiro

PARÁ

Torcida do Paysandu

Torcida do Clube do Remo

PARANÁ

Torcida do Atlético Paranaense

Torcida do Coritiba

PERNAMBUCO

Torcida do Náutico

Torcida do Santa Cruz

Torcida do Sport

RIO GRANDE DO SUL

Torcida do Grêmio

Torcida do Internacional

SANTA CATARINA

Torcida do Avaí

Torcida do Criciúma

Torcida do Figueirense

RIO DE JANEIRO

Torcida do Botafogo

Torcida do Flamengo

Torcida do Fluminense

Torcida do Vasco da Gama

SÃO PAULO

Torcida do Corinthians

Torcida do Palmeiras

Torcida do Santos

Torcida do São Paulo


Por último, indico esta postagem de Mauro Cézar Pereira, em seu blog, no site da ESPN, onde o leitor poderá ver imagens das torcidas de São Paulo na época em que não era proibido festejar em um estádio de futebol:

País de Gales vence França e conquista o Six Nations de Rugby



Coroando uma campanha perfeita, o País de Gales venceu hoje a França por 16 a 9 e se sagrou campeão do torneio Six Nations de Rugby. Os galeses venceram os cinco jogos disputados (ganhando assim o chamado "Grand Slam") e somaram dez pontos, ficando à frente dos ingleses, que ainda jogam neste sábado, mas já sem chances de título.

Na tarde deste sábado, no Millenium Stadium, em Cardiff, o País de Gales confirmou o favoritismo ao derrotar a França. A situação dos donos da casa era confortável, já que, mesmo se perdessem, a Inglaterra - única seleção com chances de tirar o título dos galeses - teria que tirar um saldo de 38 pontos em relação a eles, na partida que faria em seguida contra a Irlanda.

Mas foi a França quem começou na frente, quando Yachvili (georgiano de nascimento) marcou três pontos de penal isolado e fez 3 a 0 para os visitantes aos 10 minutos.

Aos 21 minutos, Cuthbert fez um try para o País de Gales, que converteu o penal com Halfpenny, virando a partida para 7-3. Halfpenny que, aos 32 minutos, marcou três pontos de penal isolado e deixou Gales com maior vantagem, 10-3.

Já no segundo tempo, aos 3 minutos (43 minutos corridos), Yachvili converteu mais um penal isolado para a França, marcando assim o sexto pontos dos visitantes e diminuindo o placar para 10-6.

Dez minutos depois, Halfpenny marcou outro penal isolado para os galeses, desta vez de antes do meio de campo, 13-6.

Mais uma vez Dmitri Yachvili converteu penal isolado para os franceses, aos 73 minutos, diminuindo 13-9.

E no jogo dos penais isolados, Halfpenny converteu mais um para o País de Gales, fazendo 16-9 e coroando a equipe com o título do Six Nations de Rugby, seu 25º título, um a menos que a Inglaterra, com 26.

Abaixo, todos os campeões do Six Nations:

Inglaterra: 26 títulos
País de Gales: 25 títulos
França: 17 títulos
Escócia: 14 títulos
Irlanda: 11 títulos
Itália: nenhum título

Com informações do twitter Portal do Rugby  e dos sites ESPN.com.br e Wikipédia em inglês

Foto: Getty Images