Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Fernando González, o herói olímpico



Sua despedida ocorreu no Masters 1000 de Miami, quando perdeu para o francês Nicolas Mahut, dia 21 de março de 2012, emocionando todos os fanáticos torcedores chilenos que sempre o acompanharam e também o público em geral, por ter sido um dos grandes tenistas de sua geração.

Fernando González nasceu em Santiago em 29 de julho de 1980 e começou sua carreira como profissional em 1999. Ao longo de sua carreira, conquistou onze títulos, inclusive a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, formando dupla com Nicolás Massú, levando o Chile ao seu melhor momento na história do tênis.

Seu primeiro título veio em 2000, quando venceu o torneio de Orlando. Dois anos depois, conquistou dois títulos na temporada de simples (Palermo e Viña del Mar). Neste mesmo ano de 2002, chegou pela primeira vez ao Top 100 do ranking mundial da ATP. Foi subindo no ranking ao longo do ano e terminou a temporada na 18ª colocação, mostrando seu grande potencial. Também alcançou pela primeira vez as quartas de final de um Grand Slam, no Aberto dos Estados Unidos.

Em agosto de 2003 chegou à 13ª colocação no ranking, mas foi caindo e terminou o ano em 35º. Também foi finalista em dois torneios, Metz e Washington. Neste mesmo ano, conquistou ao lado da lenda Marcelo Ríos, Nicolás Massú e Adrián García o título da Copa do Mundo de Equipes em Dusseldorf.

No ano de 2004, conquistou pela segunda vez o ATP 250 de Viña del Mar, em seu país natal. E representando o Chile, conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo por Equipes, já sem Marcelo Ríos. Mas a grande glória de sua vida e do tênis chileno aconteceu nos Jogos Olímpicos de Atenas, neste mesmo ano.

Na Olimpíada de Atenas, a dupla formada por Fernando González e Nicolás Massú derrotou a dupla alemã Nicolas Kiefer e Rainer Schuttler na final e consagrou o tênis chileno com a medalha de ouro. Nos mesmos Jogos, mas no torneio de simples, González conquistou um grande resultado, chegando às semifinais e logrando a medalha de bronze. Terminou o ano na posição de 23º do ranking.

O ano de 2005 foi quando González conquistou o maior número de títulos na carreira. Nas duplas, foi campeão em Basel e em Valencia e em simples venceu três torneios: Basel, Amersfoort e Auckland, além de ter sido vice-campeão em Viña del Mar. Também alcançou seu melhor resultado em Wimbledon, sendo derrotado nas quartas de final para o suíço Roger Federer. Terminou o ano na 11ª posição do ranking.

Em 2006 não foi campeão de nenhum torneio, mas chegou às finais em Basel, Viena e do Masters 1000 de Madrid, do qual perdeu para Roger Federer. No dia 24 de abril alcançou pela primeira vez o Top 10, chegando na sétima colocação em outubro e terminando o ano em décimo.

Foi vice do Aberto da Austrália de 2007, após vencer jogadores como Juan Martín Del Potro, Lleyton Hewitt e Rafael Nadal, perdendo apenas na final, novamente para Roger Federer. Após esta linda campanha em terras australianas, o chileno chega à 5ª colocação, a melhor dele no ranking da ATP. Foi vice-campeão também do Masters 1000 de Roma, perdendo na final para o espanhol Rafael Nadal. Mas o ano também foi de título, conquistando o torneio de Pequim, na China.

No ano olímpico de 2008, González conquistou os títulos de Viña del Mar e de Munique. E nos Jogos de Pequim, "Mano de Piedra" foi o porta-bandeira do Chile na cerimônia de abertura. Mas isso foi pouco comparado à excelente campanha do chileno na competição de simples na Olimpíada, em que venceu o croata Marin Cilic, o belga Olivier Rochus, o francês Paul-Henri Mathieu e o estadunidense James Blake, conquistando a medalha de prata, perdendo apenas a final para Rafael Nadal. Terminou o ano como o número 15 do ranking da ATP.

Conquistou seu 4º título do ATP 250 de Viña del Mar em 2009, o 11º e último título da sua carreira. Chega  às semifinais do Masters de Roma, nos ATP's de Washington e Barcelona e também em Roland Garros, quando perdeu para o sueco Robin Soderling. Além de chegar às quartas do US Open. Termina a temporada em 11º no ranking.

O ano de 2010 não foi nada bom para González, já que nos torneios que disputou não foi longe e porque foi uma temporada marcada por lesões, sendo operado do joelho no final da temporada e caindo muito no ranking, terminando em 68º.

Voltou às quadras em abril de 2011, na 516ª posição do ranking. Não jogou o torneio de Roland Garros devido aos problemas físicos, e alcançou a terceira rodada em Wimbledon. Encerra sua temporada em outubro, para tentar se recuperar para o ano seguinte.

Após alguns poucos jogos, em 9 de fevereiro de 2012, em uma conferência de imprensa, anuncia sua aposentadoria após o Masters 1000 de Miami, em que perdeu para o francês Nicolas Mahut no tiebreak do terceiro set, com uma despedida emocionante.

Fernando González, um herói do esporte chileno, um ídolo do fãs de tênis, dono de uma das melhores direitas da história e muito raçudo. Vai deixar saudades como um dos maiores tenistas da América do Sul e um dos melhores de sua geração.



Foto 1: Torsten Blackwood-Pool / Getty Images
Foto 2: GonzalezTenis.com
Foto 3: http://alltennisstars.blogspot.com.br/2011/06/fernando-gonzalez-bio-and-pics.html
Foto 4: Rex Miller


REFERÊNCIAS
títulos/finais de González na ATP e ranking na ATP
Wikipédia em Espanhol

Nenhum comentário:

Postar um comentário