Pesquisar este blog

sábado, 5 de fevereiro de 2011

VOLEIBOL: REGLA TORRES

Regla Radameris Torres Herrera nasceu em Havana, dia 12 de fevereiro de 1975. Aos oito anos de idade, incentivada por sua mãe, que a leva à Pre-EIDE Camilo Cienfuegos. Ela preferia o atletismo, mas foi no voleibol que se tornaria uma lenda.

Aos 14 anos de idade, já participava dos Jogos Escolares Nacionais, já jogava pelo Ciudad Habana e integrava a seleção cubana de voleibol.

Sua posição principal era de atacante, mas também de destacava no bloqueio.

Disputou os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez em 1991, então com 16 anos, em Havana, ajudando a seleção cubana a ganhar a medalha de ouro.

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, as “Morenas del Caribe” chegaram à final contra a CEI (Confederação de Estados Independentes) e Regla teve a tarefa de substituir Mercedes Calderón, outra lenda do vôlei cubano. Cuba venceu o jogo e Regla Torres se tornou a mais jovem jogadora de vôlei a conquistar a medalha de ouro olímpica.

Em 1993, foi campeã com sua seleção do Mundial de Juniores, disputado no Brasil. Na final, Cuba bateu a Ucrânia por 3 sets a 0. Foi eleita melhor atacante e jogadora mais valiosa do campeonato. Neste mesmo ano, integrando a seleção cubana, Regla foi campeã do Grand Prix em Hong Kong e eleita a melhor sacadora. Ainda foi medalha de ouro na Copa dos Campeões de 1993 e dos Jogos Centro-Americanos e Caribe em 1993. No ano seguinte, medalha de ouro no Campeonato Mundial do Brasil e eleita a melhor bloqueadora da competição. Ainda em 1994, Cuba foi medalha de prata no Grand Prix e Regla Torres foi eleita melhor bloqueadora.

Em 1995, com a seleção cubana, conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial do Japão, além de ser eleita melhor atacante e jogadora mais valiosa. Além disso, Cuba e Regla Torres ganharam a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata, na Argentina e a medalha de bronze no Grand Prix.

Em 1996 chegou a hora de Cuba e de Regla Torres mostrarem que realmente eram as melhores do mundo. Na semifinal, entre Cuba e Brasil, no jogo inteiro houve provocação na rede e, no final da partida, uma discussão entre atletas cubanas e brasileiras generalizada quase havendo agressões físicas entre as jogadoras. As cubanas venceram por 3 sets a 0 e se classificaram para a final contra as chinesas. Na finalíssima, Cuba venceu a China por 3 sets a 1 e conquistou mais uma medalha de ouro no vôlei olímpico. Nesse mesmo ano, Cuba foi medalha de prata no Grand Prix e Torres foi eleita melhor bloqueadora.

Em 1997, medalha de prata na Copa dos Campeões e do Grand Prix (no último, Regla também foi eleita a melhor bloqueadora). Medalha de bronze no Grand Prix de 1998 e ouro nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe em Maracaibo, Regla Torres também ganhou o prêmio de jogadora mais valiosa e melhor bloqueadora do último. Em 1999, ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg.

No ano 2000, Cuba foi campeã do Grand Prix. Mas para encerrar a carreira com um título muito importante, Regla Torres ganhou, pela terceira vez seguida a medalha de ouro olímpica. Na final, Cuba ganhou da Rússia por 3 sets a 2.

Regla Torres se aposentou, ainda sem ter completado 28 anos de idade, pois sofria com várias lesões no joelho esquerdo, sendo operada pela terceira vez, o que a impediu de jogar em seu melhor nível, o que aconteceu pela última vez na Olimpíada de 2000. Ainda neste mesmo ano, ela foi condecorada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) como a maior jogadora de volei do século XX e, consequentemente, a maior da história.

Em 2004, na Suiça, é inaugurada uma estátua em reconhecimento à sua gloriosa história no voleibol, no XX Aniversário do Torneio Masters de Montreux.

REFERÊNCIAS

http://www.ecured.cu/index.php/Regla_Torres

http://fotolog.terra.com.br/marcosteen:21

http://pt.wikipedia.org/wiki/Regla_Torres