Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Libertadores Sub-20: A noite de um dia difícil

Christian Rizzi/Gazeta do Povo

O Paraguai viveu nesta sexta-feira, 22 de junho de 2012, um momento muito difícil e indignante. O presidente Fernando Lugo, eleito pelo voto popular em 2008, sofreu Golpe de Estado, no qual o Congresso do país decidiu por tirá-lo do cargo. O povo se manifestou nas ruas e o cenário político e social virou um caos, já com repressão policial. O liberal Federico Franco ocupou o cargo nesta mesma tarde.

Com esse clima de tensão, caos, brigas, mentiras, deturpações e tudo que a política proporciona, à alguns quilômetros de Assunção, mais precisamente em Lima, capital do Peru, o Cerro Porteño entrou em campo para disputar sua última partida na fase de grupos da Copa Libertadores Sub-20.

Talvez os meninos guaranís não soubessem muito bem o que ocorrera em seu país. Ou estavam mais focados no jogo. Ou então estivessem preocupados. Mas o certo é que a equipe se superou em campo.

O rival desta noite era o todo-poderoso Boca Juniors, finalista da competição adulta da Libertadores. E os argentinos saíram na frente, com gol de Guerra aos 14 minutos do segundo tempo. Esse resultado praticamente eliminava os paraguaios, porque o América Mineiro jogaria por um empate contra o já eliminado Sporting Cristal.

Porém, o time do goleiro Carlos Gamarra, filho do grande zagueiro paraguaio de mesmo nome, conseguiu a virada no placar. Diego Godoy empatou aos 22, e dois minutos depois, Manuel Balbuena marcou um belo tento, o segundo do Ciclón.

Na parte final do jogo, o Boca ainda teve um jogador expulso. O Cerro conseguiu segurar a vitória, além de desperdiçar algumas chances de ampliar o marcador, e o jogo terminou 2 a 1 para os paraguaios.

Com o resultado, Cerro Porteño e América Mineiro estão classificados para as quartas de final da Libertadores Sub-20.

Quando voltarem para o hotel, com mais tranquilidade, os jogadores do Cerro poderão acompanhar com mais detalhes o caos que vive o país, incertos do rumo que tomará seu povo, com um Golpe de Estado sofrido. Mas a luta continua, também para os jogadores azulgranas, que buscam o primeiro título internacional para o Cerro Porteño, no ano em que o clube completa o seu centenário.