Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Borussia Dortmund conquista o bi-campeonato da Bundesliga



Neste sábado o Borussia Dortmund sagrou-se bi-campeão alemão, ao derrotar no Westfalenstadion o seu xará Borussia Monchengladbach, por 2 a 0, e faltando ainda duas rodadas para o término da competição, a sua torcida já pode comemorar, pois o gigante Bayern de Munique não tem mais chances de alcançá-lo.

No começo da temporada poucos acreditavam no título do Dortmund, prova disso é a matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo (quinta-feira, 25 de agosto de 2011), em seu guia dos campeonatos europeus 2011-2012, e reproduzida abaixo:

Nem o campeão acredita no bi

Todos creem no título do Bayern de Munique. Até o técnico do Borussia Dortmund.

Dos 18 técnicos da Bundesliga, 16 cravaram que o poderoso Bayern de Munique vai levantar a taça. Entre eles, o próprio técnico do Borussia, atual campeão. "Somos o primeiro campeão da história a começar a temporada seguinte ao título como azarão", disse Jurgen Klopp. Seu time conseguiu seis pontos nas três primeiras rodadas, mas esteve longe do futebol de campeão.

O grande trunfo do time é a revelação Götze, de 19 anos, autor de um belo gol na vitória da Alemanha sobre o Brasil, em agosto. O atacante paraguaio Lucas Barrios, que teve participação razoável na Copa América, só jogará no meio de setembro por causa de uma lesão muscular. [...]

O FAVORITO

O Bayern não é favorito à toa. Desde 1997, o time não passa duas temporadas seguidas sem ser campeão alemão.

Com oito jogadores convocados para a seleção que venceu o Brasil por 3 a 2 em agosto, o clube de Munique investiu £ 43 milhões em reforços e se preocupou com a defesa: contratou o goleiro Neuer, o lateral Rafinha e o zagueiro/lateral Boateng.

Esse dinheiro todo tem apenas um objetivo: apagar a terceira colocação na temporada passada, um escândalo para o retrospecto do gigante alemão.

Foto: Christof Stache / Getty Images