Pesquisar este blog

sábado, 17 de março de 2012

Acabou com a violência ou com a festa?

Desde 1995 o torcedor paulista não pode entrar com bandeiras de mastro em eventos de futebol. As autoridades, para banir o instrumento dos estádios alegam ser "perigoso" e que "pode ser usado para praticar violência". Será que, com a proibição das bandeiras nos estádios de São Paulo, a violência realmente diminuiu? Acho que não.

Outras duas coisas que não podem ficar fora das comemorações de torcidas são o rolo de papel e os rojões, que tornam a festa um verdadeiro espetáculo, lindo e emocionante de se ver. Mas, assim como as bandeiras de cabo, também são proibidos no Estado de São Paulo há anos.

Em outubro de 2011, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou a lei que previa o retorno das bandeiras com mastro aos estádios paulistas, para a decepção e a revolta do torcedor.

Isso é uma vergonha, um futebol como o de São Paulo, não proporcionar às suas torcidas o lazer e a segurança em um estádio de futebol. A culpa da violência não é das bandeiras, até parece que são elas que matam gente!

Abaixo, fotos de torcidas por todo o Brasil e depois em São Paulo. Observe e veja a diferença que faz não poder contar com bandeiras, rolos de papel e fogos de artifício.

BAHIA

Torcida do Bahia

Torcida do Vitória

CEARÁ

Torcida do Ceará

Torcida do Fortaleza

GOIÁS

Torcida do Goiás

MINAS GERAIS

Torcida do Atlético Mineiro

Torcida do Cruzeiro

PARÁ

Torcida do Paysandu

Torcida do Clube do Remo

PARANÁ

Torcida do Atlético Paranaense

Torcida do Coritiba

PERNAMBUCO

Torcida do Náutico

Torcida do Santa Cruz

Torcida do Sport

RIO GRANDE DO SUL

Torcida do Grêmio

Torcida do Internacional

SANTA CATARINA

Torcida do Avaí

Torcida do Criciúma

Torcida do Figueirense

RIO DE JANEIRO

Torcida do Botafogo

Torcida do Flamengo

Torcida do Fluminense

Torcida do Vasco da Gama

SÃO PAULO

Torcida do Corinthians

Torcida do Palmeiras

Torcida do Santos

Torcida do São Paulo


Por último, indico esta postagem de Mauro Cézar Pereira, em seu blog, no site da ESPN, onde o leitor poderá ver imagens das torcidas de São Paulo na época em que não era proibido festejar em um estádio de futebol:

2 comentários:

  1. Deviam retirar dos estádios os marginais que proporcionam confusões, e não as bandeiras que protagonizam uma bela festa. Simples assim.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. que sacanagem com o Palmeiras eo Santos kkkkkk

    ResponderExcluir