Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Seleção Espanhola mais uma vez é campeã europeia de futsal



Há sete anos a Espanha não perde um jogo no Campeonato Europeu de Futsal. A última vez foi em 2005, quando, na primeira fase, foi vencida pela seleção da Itália. Mesmo assim, os espanhóis conquistaram o torneio.

Neste sábado, na Arena Zagreb, Croácia, parecia que essa série fantástica de invencibilidade espanhola iria terminar. A Rússia era um adversário respeitadíssimo e poderia tirar o título da Espanha. E até abriu o placar, o com brasileiro naturalizado russo, Pula, aos 14 min do 2º tempo, quando recebeu lançamento do goleiro Gustavo, também brasileiro, dominou, foi pra frente, abriu e chutou forte rasteiro no canto do goleiro espanhol, para abrir o placar para os russos.

No final do jogo, outro brasileiro, Cirilo, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, com a Rússia ficando sem um jogador durante dois minutos. E aguentaram. Faltando um minuto para a glória russa, entrou um jogador para repor a equipe. Mas, restando 25 segundos, o jogador espanhol Sergio Lozano chutou para o gol, a bola acabou desviando no zagueiro russo e matou o goleiro Gustavo, para o empate da Espanha. Logo depois, acabou o tempo normal e o jogo foi para a prorrogação, para a tristeza dos russos, que estavam com o título na mão.

E como o esporte é futebol, mesmo sendo de salão, tudo pode acontecer. Sergio Lozano, já no segundo tempo da prorrogação, aos três minutos, recebeu a bola na cobrança de lateral, bateu de primeira, a bola novamente desviou em um jogador russo e entrou. Era a virada da Espanha.

A Rússia pressionou nos últimos segundos, com o goleiro Luis Amado fazendo grandes defesas. Restando três segundos para o término da partida, a Rússia teve um escanteio, o jogador cobrou para o chute do companheiro, que parou na zaga. O jogador espanhol Kike chutou para isolar a bola e para pegar o goleiro russo adiantado - que, já no desespero era goleiro-linha e estava no campo de ataque russo - e no estouro do cronômetro, a bola acabou entrando, cerrando o resultado a favor da Espanha e o sexto título da competição para a Fúria.

Na decisão do terceiro lugar, a Croácia, dona da casa, perdeu por 3-1 da Itália, que conquistou a medalha de bronze.

ANO - CAMPEÃO - VICE - 3º lugar - 4º lugar

1996 - Espanha - Rússia - Bélgica - Itália
1999 - Rússia - Espanha - Itália - Holanda
2001 - Espanha - Ucrânia - Rússia - Itália
2003 - Itália - Ucrânia - Espanha - República Tcheca
2005 - Espanha - Rússia - Itália - Ucrânia
2007 - Espanha - Itália - Rússia - Portugal
2010 - Espanha - Portugal - República Tcheca - Azerbaijão
2012 - Espanha - Rússia - Itália - Croácia

FOTO: Hrvoje Polan/AFP

REFERÊNCIAS
Wikipédia en Español