Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brasil conquista seu melhor desempenho nos Jogos Paralímpicos em sua história



As Paralimpíadas chegaram ao fim com a melhor participação do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. O país ficou na sétima posição no quadro geral com um total de 43 medalhas. Com 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, o Brasil ficou atrás apenas da China, que liderou com folga com 231 medalhas no total e 95 de ouro, Rússia, Reino Unido, Austrália, Ucrânia e Estados Unidos.

Em 2008, o Brasil havia ficado na nona posição apesar de ter conquistado mais medalhas no total. Foram 47, sendo 16 de ouro. O melhor desempenho em Londres deve muito à performance na natação, com nove medalhas de ouro, sendo seis de Daniel Dias e três de André Brasil. Com sete ouros, o atletismo também se destacou.

O próprio Daniel Dias foi o grande nome brasileiro no evento. O nadador venceu todas as categorias que disputou: 50m peito na SB4 e 50m costas, 50m borboleta, 50m livre, 100m livre e 200m livre na S5. Contando também os Jogos Paralímpicos de 2008, o atleta chegou às 15 medalhas no total e se tornou o maior medalhista do país, superando o também nadador Clodoaldo da Silva e a corredora Ádria Santos.
 
No total de medalhas, porém, o atletismo foi ainda melhor que a natação: foram 18 medalhas contra 14. Alan Fonteles, de apenas 20 anos, foi o grande nome ao desbancar a principal estrela dos Jogos, o sul-africano Oscar Pistorius e conquistar o ouro nos 200m rasos da T44. As outras medalhas de ouro brasileiras vieram na bocha, terceira modalidade com melhor desempenho com três campeões, na esgrima e no futebol de 5.

O desempenho do país atingiu as metas traçadas pelo CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro). “Atingimos nossos objetivos gerais, a avaliação é a melhor possível. Ficamos no sétimo lugar no quadro de medalhas e conquistamos 21 medalhas de ouro ouros”, declarou Andrews Parsons, presidente da entidade.

(Veja matéria completa sobre a festa de encerramento dos Jogos: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2012/09/olimpiadas-de-2012/jogos-paralimpicos-chegam-ao-fim-com-melhor-participacao-brasileira.html )

-----------------------------------------------------------------------------------------

Confira as medalhas por esporte da equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012:

Natação - 9 de ouro, 4 prata, 1 bronze = 14 no total
Atletismo - 7 de ouro, 8 de prata, 3 de bronze = 18 no total
Bocha - 3 de ouro, 0 de prata, 1 de bronze = 4 no total
Esgrima em cadeira de rodas - 1 de ouro, 0 de prata, 0 de bronze = 1 no total
Futebol de cinco - 1 de ouro, 0 de prata, 0 de bronze = 1 no total
Judô - 0 de ouro, 1 de prata, 3 de bronze = 4 no total
Goalball - 0 de ouro, 1 de prata, 0 de bronze = 1 no total

Brasil - 21 de ouro, 14 de prata, 8 de bronze = 43 medalhas no total

(Dados: Wikipédia)