Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Com derrota do Brasília, Pioneros sagra-se campeão da Liga das Américas de Basquete



O Pioneros (MEX) venceu neste domingo o Obras Sanitarias (ARG) e ficou com o título da Liga das Américas de Basquete. Isso porque, no jogo de fundo, o Brasília (BRA), que também tinha chance de título, perdeu para o La Unión (ARG).

Na fase final da competição, o Final Four, onde as quatro melhores equipes se enfrentam entre si, todos tinham chance na última rodada. No primeiro jogo, os mexicanos do Pioneros de Quintana Roo venceram os argentinos do Obras Sanitarias, por 87-79 e teriam que torcer para o La Unión de Formosa vencer o Uniceub Brasília, para então se sagrar campeão.

E foi o que aconteceu. Jogando em casa, o La Unión fez 100-85 no Brasília e deu o título para o Pioneros. O Brasília, com a derrota do Obras Sanitarias, só precisava vencer para conquistar a taça, pois no critério de desempate, levava a melhor contra o Pioneros. Caso o Obras tivesse vencido os mexicanos, a situação no jogo La Unión x Brasília seria a oposta: o Unión jogaria pelo título e o Obras dependeria dos brasileiros para levantar o caneco.

Abaixo, todos os campeões da Liga das Américas:

2007/08 - Peñarol de Mar del Plata (ARG)
2008/09 - Brasília (BRA)
2009/10 - Peñarol de Mar del Plata (ARG)
2010/11 - Regatas Corrientes (ARG)
2012 - Pioneros de Quintana Roo (MEX)

Foto: Marcelo Figueras/FIBA


REFERÊNCIAS
Superesportes
Fox Sports Brasil
Wikipédia