Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de julho de 2012

João do Pulo, duas medalhas de bronze em Olimpíadas

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, nasceu em 1954, na cidade de Pindamonhangaba (SP) e é considerado um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos.

João do Pulo começou no atletismo, mais precisamente no salto triplo, aos 17 anos, quando estava no Exército Brasileiro, onde permaneceu por 14 anos.

Em 1973, quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo, no Sul-Americano da mesma categoria. Neste mesmo ano conquistou o Campeonato Paulista e o Troféu Brasil.

Dois anos depois, João disputou, já como profissional, os Jogos Pan-Americanos da Cidade do México. Bateu o recorde mundial no salto triplo e conquistou a medalha de ouro na mesma prova e no salto em distância.

O brasileiro defendeu a bandeira de seu país na Olimpíada de Montreal-1976 com êxito, levando a medalha de bronze no salto triplo.

No Pan-Americano de San Juan, em 1979, João do Pulo conquistou mais uma dobradinha, as medalhas de ouro no salto triplo e no salto em distância.

Conquistou mais uma vez a medalha de bronze olímpica, nos jogos de Moscou, em 1980, no salto triplo.

Um ano depois, João sofreu um grave acidente de carro e teve que amputar a perna direita, dando fim a sua vitoriosa carreira como atleta.

João do Pulo faleceu em 29 de maio de 1999, um dia depois de completar 45 anos, em decorrência de cirrose hepática.

Referências
Jornal do Brasil
Que fim levou?
Wikipédia
Algo Sobre
Copacabana Runners