Pesquisar este blog

sábado, 9 de julho de 2011

FUTEBOL: ÁLEX AGUINAGA

Nascido na cidade de Ibarra, no Equador, em 9 de julho de 1968, Álex Darío Aguinaga Garzón, conhecido como Álex Aguinaga, foi um dos maiores jogadores da história do Equador e um dos grandes craques que a América do Sul já produziu. Um meio-campista clássico, com inteligência, visão de jogo, passes precisos, que lhe renderam o apelido de "El Maestro".

Em 1984, aos 16 anos, estreou pela equipe profissional do Deportivo Quito. No ano seguinte já estava disputando o Sul-Americano Sub-17 pela seleção equatoriana. Em 1989, foi convocado pela seleção principal de seu país para a Copa América no Brasil. O já camisa 10 de sua seleção foi eleito a revelação do torneio. Além disso, em 1989, foi eleito para a Seleção da América, como um dos onze melhores do continente.

Sabendo do talento do equatoriano, os maiores clubes da Europa tentaram levá-lo, como Milan, Barcelona e Real Madrid. Mas quem conseguiu contratá-lo foi o Necaxa, do México. Claro que Aguinaga tinha potencial para jogar nas melhores ligas europeias, mas o Campeonato Mexicano também já era muito bom. E foi lá que Aguinaga fez sucesso e se consagrou.

Ainda pela seleção equatoriana, disputou a Copa América de 1993 em casa, e chegou à semifinal, terminando a competição em 4º lugar. Nesta campanha do Equador, Aguinaga marcou gol na vitória por 6 a 1 contra a Venezuela e na vitória por 2 a 1 contra o Uruguai, ambas na primeira fase.

No Necaxa, Aguinaga jogou durante 14 anos, conquistando a Recopa da CONCACAF em 1994; a Copa do México, o Campeonato Mexicano e a Supercopa Mexicana em 1995; o Campeonato Mexicano de 1996; o Campeonato Mexicano (Inverno) em 1998; a Copa dos Campeões da CONCACAF em 1999 e o terceiro lugar no Mundial de Clubes disputado no Brasil, em 2000. E foi eleito o melhor jogador da década de 90 no México.

Levou o Equador pela primeira vez a uma Copa do Mundo, em 2002. "La Tri", como é chamada a seleção equatoriana, caiu na primeira fase do mundial, perdendo dois jogos e vencendo um. Sua última partida pela seleção equatoriana foi na Copa América de 2004, curiosamente contra o México.

Em 2003 ele saiu do Necaxa e jogou meia temporada pelo Cruz Azul. Voltou ao Equador em 2004, onde jogou pela LDU de Quito até o Torneio Clausura de 2005, sendo campeão do Apertura do mesmo ano. Seu jogo de despedida do futebol foi em outubro de 2007, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, num combinado Equador vs Amigos de Aguinaga.

Disputou 109 partidas com a camisa da seleção do Equador e marcou 23 gols. Um dos maiores craques dos anos 90 e que hoje completa 43 anos de idade.


FOTOS: Mexsport (foto 2)

REFERÊNCIAS