Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Até quando?

Até quando vamos aturar essa Ditadura das arquibancadas?

Até quando os torcedores serão minados de seu direito universal de festejar nos estádios com suas bandeiras tremulando ao vento?

Até quando os cabos das bandeiras serão proibidos de entrar nos estádios por causa da incompetência da polícia?

Quando essas autoridades irão perceber que o cabo da bandeira não tem vida própria, que não é ele que briga nem violenta?

Pela volta das bandeiras de mastro nos estádios de São Paulo!

Pela descriminalização da cultura torcedora!



Documentário: Futebol de Causas

O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX. Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e espoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime. Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas. A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um povo, sendo o seu 'toque a reunir'. Foi de resto com o luto académico, em plena 'crise de 69', que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte activa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime. Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens. As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo.