Pesquisar este blog

domingo, 11 de março de 2012

Uruguai é o grande campeão sul-americano de rugby sevens



Na tarde deste domingo no Rio de Janeiro foi disputada a final do VII Campeonato Sul-Americano de Rugby Sevens, entre Uruguai e Argentina, grande rivalidade do rugby sul-americano. E a seleção uruguaia fez história.

Os uruguaios que começaram o jogo foram: Martínez, Specker, Albanell, Berchesi, Mieres, Llovet e Favaro. Os argentinos foram com: De Chazal, Vago, Cúneo, Luchetti, Olivari, Taboada e Sábato.

O Uruguai saiu na frente da decisão, quando Berchesi fez um try aos 7 minutos do primeiro tempo, mas o penal não foi convertido. De qualquer maneira, 5-0 para os uruguaios. Lembrando que no rugby seven, são dois tempos de 7 minutos cada, e na final, dois tempos de 10 minutos.

Os argentinos empataram com o try de Sábato e viraram com a conversão do penal aos 9 minutos: 7-5.

Aos 4 minutos do segundo tempo a Argentina fez mais um try e converteu o penal, marcando assim 14-5 e título praticamente garantido. Parecia que seria mais uma conquista dos Pumas no torneio.

Mas o Uruguai é valente e guerreiro, e aos 8 minutos fez mais um try, com Schmidt, porém não converteu o penal. Neste momento estava 14-10 para os argentinos.

Porém, o que ninguém imaginava aconteceu. Aos 10 minutos do segundo tempo, no final do jogo (para o árbitro apitar o término da partida, é preciso que a bola saia de campo), o Uruguai roubou a bola e conseguiu um lindo try, virando a partida com Mieres para 15-14, e garantindo o título com a conversão do penal: 17-14.

Essa vitória do Uruguai sobre a Argentina só os uruguaios sabem o que significa. Além de os Teros 7 - como é conhecida a seleção de seven do Uruguai - terem vencido a Argentina pela primeira vez em sua história, também conquistaram o título inédito da competição. Esse foi o maior resultado da história do rugby uruguaio, tradicional na América do Sul. A seleção uruguaia só havia conquistado um título, que foi em 1981, no Sul-Americano de Rugby de 15, da qual os argentinos não haviam participado.

O Sul-Americano de Rugby Sevens é disputado desde 2006, e nas seis edições anteriores os argentinos haviam conquistado o título. O título de hoje foi mais que histórico para o Uruguai, foi mágico.

Você pode acompanhar o rugby uruguaio pelos seguintes links:

Unión de Rugby del Uruguay - http://www.uru.org.uy/uru/
Rugby News Uruguay - http://www.rugbynews.com.uy/index.php?dest_B=
Rugby News Uruguay (Twitter) - https://twitter.com/#!/RugbyNews_uy