Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Boxe: Morre o ex-pugilista Joe Frazier

Joe Frazier derrubando Muhammad Ali e conquistando o título mundial dos pesos pesados, em Nova York, 1971.


Nesta segunda-feira, o ex-pugilista estadunidense Joe Frazier, faleceu devido à um câncer no fígado no fígado, aos 67 anos de idade.

Nascido em janeiro de 1944, Frazier ficou conhecido pela vitória diante de Muhammad Ali (Cassius Clay), na chamada "Luta do Século", em 1971. Nesta luta, cercada de expectativas, que durou 15 rounds, "Smokin Joe" derrubou Ali no último assalto e ganhou a luta por decisão unânime, em pleno Madison Square Garden, em Nova York.

Em 1974 voltou a enfrentar Muhammad Ali,mas acabou derrotado, assim como no confronto seguinte, em 1975. No total, foram três lutas, e um dos únicos pugilistas a conseguir derrotar Muhammad Ali.

Antes dessa "glória", Frazier, então com 20 anos de idade, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964, na categoria dos pesados. Ainda foi campeão mundial de pesos pesados.

Aposentou-se de vez do boxe em 1981, aos 37 anos. Em sua carreira, obteve 32 vitórias (27 por nocaute), um empate e 4 derrotas. Suas derrotas foram para Muhammad Ali e George Foreman.

Dois dias antes da morte de Frazier, Muhammad Ali declarou que "rezava" por seu ex-adversário. Afirmou que as notícias sobre Joe eram "difíceis de acreditar e ainda mais difíceis de aceitar", e ressaltou "Joe é um lutador e um campeão e eu rezo para que esteja lutando agora".

E nesta terça-feira, Foreman, pelo twitter, deu o último adeus à Joe Frazier "Boa noite Joe. Eu te amo, querido amigo."



REFERÊNCIAS