Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Londres 2012: A Olimpíada do boxe brasileiro

Essa foi a melhor participação do boxe brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Duas medalhas no pugilismo masculino e uma inédita no feminino.

Adriana Araújo, baiana, 30 anos. Na categoria peso leve para até 60 kg, Adriana chegou às semifinais, garantindo a medalha de bronze. Ela perdeu na semifinal para a russa Sofya Ochigava, mas como no boxe não existe decisão de medalha de bronze e as duas perdedoras das semifinais conquistam automaticamente a medalha, Adriana fez história, quando pela primeira vez uma mulher brasileira ganhava uma medalha no boxe olímpico.

Yamaguchi Falcão Florentino, filho de seu Touro Moreno, também pugilista, conquistou a medalha de bronze na categoria meio pesado (até 81 kg), após bater nas quartas de final o cubano campeão mundial em 2011 e número 1 do mundo, Julio La Cruz Peraza.

Irmão de Yamaguchi, Esquiva Falcão foi ainda melhor: deu ao Brasil sua melhor colocação no boxe olímpico, ao alcançar a medalha de prata na categoria até 75 kg. Na final ele perdeu por um ponto de diferença para o japonês Ryota Murata, devido a penalização sofrida pelo brasileiro por agarrar demais o adversário.

Até os Jogos de Londres 2012, a única medalha conquistada pelo boxe brasileiro em Olimpíadas havia sido do grande Servílio de Oliveira, em 1968, na Cidade do México.

Esperamos que daqui a quatro anos novos talentos surjam no boxe brasileiro, para fazer uma boa campanha nos Jogos do Rio de Janeiro. Esperamos também que haja mais incentivo à modalidade e que o dinheiro investido no esporte vá realmente para o esporte, e não para o bolso dos dirigentes.