Pesquisar este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

FUTEBOL:DIEGO MARADONA


Inquestionavelmente um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos(para o povo argentino,o melhor),dono de um pé esquerdo sensacional e um personagem controverso fora dos gramados.

Esse é Diego Armando Maradona,nascido em 30 de outubro de 1960,filho do operário Diego e sua esposa Tota.Durante a infância pobre,em um subúrbio de Buenos Aires,jogava bola em um campinho próximo à sua casa.Aos nove anos,começou a jogar no time de seu bairro,La Estrella Roja.Era conhecido por seus amigos pelo apelido de Pelusa.Foi então que fez um teste na equipe infantil do Argentinos Juniors,chamada de Cebolitas.Um amigo,chamado Goyo Carrizo,e seu pai,o ajudaram a pagar a passagem de ônibus para ir ao treino,pois o pai de Diego nem sequer tinha dinheiro para pagar a passagem.Passou no teste.

Estreou no time principal do Argentinos Juniors no dia 20 de outubro de 1976.Foi lá que Maradona deixou de ser o Pelusa para se tornar El Pibe de Oro (O Menino de Ouro).Em fevereiro de 1977,Maradona fez sua estréia pela Seleção Argentina,no 5 a 1 contra a Hungria.

Em 1978,foi o artilheiro do Campeonato Metropolitano com 22 gols.Mas ficou de fora da Copa do Mundo,que seria realizada em seu país,pois o técnico César Luís Menotti o considerava inexperiente.A Argentina,mesmo sem o Pibe,seria,pela primeira vez,campeã mundial.

Em 1979,foi campeão com a sua seleção,do Mundial sub-20,artilheiro do campeonato argentino e do metropolitano,além de ser eleito o melhor jogador das Américas.

No ano de 1980,foi novamente artilheiro dos dois campeonatos e eleito pela segunda vez o jogador do ano na América,além de levar o Argentinos Juniors ao vice-campeonato nacional inédito na história do clube.Em novembro,foi aplaudido de pé após marcar quatro gols no 5 a 3 sobre o Boca Juniors,clube de seu coração.Foi contratado,então pelo clube Xeneize por 2,5 milhões de dólares.Mostrou que era realmente genial e já na primeira temporada foi campeão argentino marcando 28 gols em 40 partidas,com a 10 do Boca.

Foi comprado por oito milhões de dólares pelo Barcelona,pouco antes da Copa de 1982,tornando-se o jogador mais caro do mundo.Na Copa,o craque,com sua seleção não foi tão bem,perdendo na estréia contra a Bélgica,com Maradona sendo caçado em campo,goleando a Hungria por 4 a 1,com dois gols de Diego,e vencendo El Salvador.Na segunda fase,de grupos,perdeu para a Itália e para o Brasil,em jogo que terminou 3 a 1,e sendo expulso no finalzinho.

Na temporada 1982/83,passou a ser cobiçado pelos italianos,sendo comprado pelo Napoli por 12 milhões de dólares em 1984,após ficar bastante tempo fora dos gramados por causa de uma lesão.No dia de sua apresentação ao novo clube,60 mil torcedores foram ao Estádio San Paolo ver o craque aterrissar de helicóptero.Em sua primeira temporada,foi o oitavo colocado com o clube no Calcio.Na segunda,conseguiu a terceira colocação.

Pausa para a Copa do Mundo no México,onde El Pibe de Oro se consagraria de vez.Na primeira fase,fez 3 a 1 na Coréia do Sul,1 a 1 contra a Itália e 2 a 0 na Bulgária.Nas oitavas de final,os argentinos venceram os arqui-rivais uruguaios por 1 a 0.Nas quartas,veio a Inglaterra.No dia 22 de junho,sob os olhos de 115 mil pessoas no Estádio Azteca,no segundo tempo da partida contra os ingleses,veio um lançamento em direção à área e o craque argentino não se intimidou com a presença do goleiro Shilton,armando a cabeçada,mas,dicretamente,tocando o punho na bola,fezendo o primeiro gol argentino,no que ficou conhecido como "la mano de Dios".Apenas três minutos depois,Maradona partiu antes do meio de campo até marcar um gol histórico,um dos mais belos da história do futebol,passando por cinco adversários e chutando na saída do goleiro.

Na semifinal,contra a Bélgica,Maradona fez os dois gols da vitória argentina.Na final contra a Alemanha,Diego não balançou a rede,Mas Burruchaga fez o gol da vitória para os sul-americanos.

De volta ao Napoli,foi campeão italiano e da Copa da Itália em 1987.Dois anos mais tarde fez do Napoli o vencedor da Copa da UEFA e em 1990 conquistou o segundo scudetto.

A final da Copa de 1990,na Itália,foi a mesma de quatro anos antes.Só que desta vez os alemães levaram a melhor,se tornando tricampeões mundiais.
Conquistou o título da Supercopa da Itália em 1991.Após isso,Maradona teve uma crise com o clube italiano,que o acusava de faltar a treinos e fugir das concentrações.Também houve o envolvimento com tráfico de drogas.

No dia 17 de março de 1991,contra o Bari,foi sua última partida com a camisa do Napoli.A Federação Italiana o afastou após um exame antidoping que indicou uso de cocaína,recebendo uma punição de 15 meses da FIFA.Foi processado pelo clube italiano.

Voltou a Buenos Aires,assumiu o vício e internou-se em uma clínica para desintoxicação.Terminada a punição de 15 meses,foi jogar no Sevilla,da Espanha,por 7,5 milhões de dólares.Por não ir aos treinos,acabou por ser despedido.Em 1993,foi para o Newell´s Old Boys,voltando para a Argentina,mas acabou sendo demitido,pois o presidente do clube achava que faltava a ele condições psicológicas para continuar a jogar.

Faltava também condição física.Lutou para emagrecer e livrar-se do vício.E foi para o Mundial de 1994.No jogo contra a Grécia,Maradona marcou o segundo gol,mostrando extravasar alegria.Mas,o exame antidoping revelou que ele usara o estimulante efedrina.Foi punido novamente pela FIFA,por mais 15 meses.

Em 1995 retornou ao Boca Juniors.Dois anos depois,foi pego em um exame antidoping,que acusou uso de cocaína antes da partida em que o Boca venceu o Argentinos Juniors por 4 a 2.Fez sua última partida pelo clube em outubro de 1997.Ele ainda voltou a campo em 10 de novembro de 2001,em Buenos Aires,para se despedir de vez.

Em 2004,parecia devastado pelas drogas.Gordo,inchado,foi internado quase morrendo em um hospital da Argentina.Milhões oravam por sua vida.Recuperou-se após uma sirurgia na Colômbia.

De 2008 até a Copa do Mundo de 2010,na África do Sul,Maradona foi o treinador da seleção argentina,sendo eliminado nas quartas de final,mas foi ovacionado como um verdadeiro deus,após a chegada em Buenos Aires.
REFERÊNCIAS
Ribeiro,André & Lemos,Vladir.A magia da camisa 10.Campinas,Verus Editora,2006.