Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Primeira rodada da fase final do Sul-Americano Sub-20

No domingo começou a fase final do Sul-Americano Sub-20 de futebol, disputada em Mendoza, na Argentina. Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai foram os classificados de seus grupos para a fase final. Ficaram fora Argentina, Bolívia, Brasil e Venezuela.

PARAGUAI SURPREENDE E VIRA CONTRA O CHILE

Na primeira partida do dia, jogaram Chile x Paraguai. Os chilenos eram favoritos, pois terminaram a fase de grupos com 100% de aproveitamento, vencendo inclusive os paraguaios.

O Chile saiu na frente do placar logo aos 9 minutos do primeiro tempo, com o centroavante Nicolás Castillo, em uma cobrança de falta. A missão paraguaia ficou mais difícil ainda após a expulsão do zagueiro Gustavo Gómez, aos 22 minutos. Mas, cinco minutos depois, o zagueiro Igor Lichnovsky tratou de deixar o Chile com 10 homens também, sendo expulso pelo segundo cartão amarelo.

O primeiro tempo terminou como um jogo duro, truncado, e o Chile na frente do placar. Na segunda parte, os paraguaios começaram a gostar do jogo, até que aos 15 minutos, Derlis González definiu o contra-ataque guaraní com um bonito gol de empate.

Aos 32 minutos, em uma forte cabeçada, Matias Pérez virou o jogo a favor dos paraguaios, que quatro minutos depois chegou ao terceiro gol, com o meia-atacante Ángel Cardozo, em um belo chute. Mesmo antes do segundo gol do Paraguai, o Chile já não mostrava muitos sinais de reação.

Bela vitória paraguaia, que com as alterações do técnico Victor Genés, colocando Mareco, Montenegro e Ramírez deu um estilo melhor ao jogo paraguaio.



URUGUAI VENCE O PERU E É O ÚNICO TIME INVICTO

Com boas atuações de Formiliano, Júlio Varela, Laxalt e López, a Celeste Olímpica estreou na fase final do Sul-Americano com uma bela vitória contra a boa seleção peruana.

No começo do jogo, em um dos primeiros ataques da seleção uruguaia, Fabricio Formiliano cabeceou a bola em cobrança de escanteio e marcou para a Celeste. Mas o juiz equatoriano Carlos Vera anulou o gol, alegando falta do zagueiro uruguaio.

Poucos minutos depois, Formiliano foi mais uma vez cabecear a bola na área, agora em cobrança de escanteio do outro lado. Mais parecia um chute o cabeceio do zagueiro, que desta vez pôde comemorar o primeiro gol do Uruguai.

Os peruanos perderam o atacante Jean Deza aos 27 minutos, devido ao segundo cartão amarelo. Mas a expulsão não parece ter abalado a seleção peruana, que passou a pressionar o rival. Emiliano Velásquez, capitão uruguaio, deixou a Celeste com um a menos também, aos 33 minutos. O Peru continuou jogando bem, até que aos 43 minutos, José Reyna empatou para os "Incas".

Na volta para o segundo tempo, o Uruguai melhorou, e aos 23 minutos, Nicolás López foi lançado, passou pelo goleiro e fuzilou a rede peruana, marcando o segundo gol uruguaio. E já no final do jogo, outro atacante, Diego Rolán, recebeu passe de Laxalt em um contra-ataque, e matou o jogo a favor da seleção charrúa.

O Uruguai agora é a única seleção invicta no torneio.



PARA FECHAR A NOITE, COLOMBIANOS DERROTAM O EQUADOR

Em um jogo bem disputado, a seleção colombiana, com boa atuação do camisa 10 Quintero e ótima pontaria de seus companheiros, venceu o Equador por 2 a 1 no fechamento da rodada.

Os equatorianos também jogaram muito bem, com destaque para o excelente camisa 10 Uchuari, para o lateral-direito López e o atacante Esterilla.

Apesar disso, o primeiro tempo terminou 0 a 0. Os colombianos abriram o placar aos 5 minutos da etapa final, com o meia Juan Nieto. Quatro minutos depois, o goleiro equatoriano Cuero foi substituído por Fernández, que aos 25 minutos, em chute de Quintero, engoliu um frango e deixou a Colômbia abrir 2 a 0.

No final do jogo, aos 40 minutos, o Equador ainda descontou. Em cobrança de escanteio, desvio de cabeça dentro da área e Parrales completou para o fundo do gol. Mas a Colômbia acabou vencendo por 2 a 1.



CLASSIFICAÇÃO

1º Paraguai - 3 pts
2º Uruguai - 3 pts
3º Colômbia - 3 pts
4º Equador - 0 pts
5º Chile - 0 pts
6º Peru - 0 pts

Próxima rodada - quarta-feira 23/01:
Chile x Equador - 18h30
Peru x Paraguai - 20h45
Colômbia x Uruguai - 23h