Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

FUTEBOL:LUÍS FIGO



Luís Filipe Madeira Caeiro Figo nasceu na pacata Almada,distrito de Lisboa,capital de Portugal,em 4 de novembro de 1972,filho do comerciante Antônio e da costureira Maria Joana.Foi lá que começou a jogar bola,no time de seu bairro,o Barrocas B.Aos nove anos já jogava no Pastilhas,de Cova da Piedade.

Com apenas 12 anos,Figo encantou os dirigentes do Sporting de Lisboa,onde jogaria durante sete anos.

Entre 1989 e 1991,o craque português começou a mostrar definitivamente seu futebol requintado,com passes precisos e técnica apurada.Pelas categorias de base da seleção portuguesa foi campeão europeu sub-16,vice-campeão mundial sub-18 e campeão da Copa do Mundo sub-20,realizada em Portugal.

Figo estreou pelo Sporting em 1989,com 17 anos.Em 1995 foi campeão da Taça de Portugal e da Supertaça de Portugal.Recebeu,então,várias propostas do futebol italiano.Acabou assinando contrato com Juventus e com o Parma,mas acabou punido pela UEFA com dois anos sem poder jogar por um time italiano.

Foi então que o Barcelona o contratou neste mesmo ano de 1995.Lá,foi treinado por outra lenda:Johan Cruyff.Figo recebeu do holandês a camisa 7,a mesma que usava na seleção.No clube catalão,o português conquistou o Campeonato Espanhol em 1998 e 1999,foi bicampeão da Copa do Rei da Espanha,em 1997 e 1998,a Recopa e a Supercopa Européia de 1997.

Sua saída do Barcelona foi polêmica,pois Figo queria aumento de salário e o clube espanhol não atendeu ao seu pedido.Aceitou,então, 59 milhões de euros para defender as cores do arqui-rival:o Real Madrid.Em 2000 mudou-se para a capital espanhola,onde vestiu a gloriosa camisa 10 merengue,e honrou-a muito bem.Ao seu lado,também vieram Zidane e Ronaldo,em um time que ficou conhecido como Galácticos.

Com ótimas atuações pela seleção de Portugal,Figo chegou às semifinais da Eurocopa de 2000 e,junto com sua performance no Real Madrid,ganhou a Bola de Ouro da revista France Football,por ter sido o melhor jogador da Europa na temporada.Nesse mesmo ano,recebeu o prêmio Personalidade do Ano por ter sido a pessoa que mais contribuiu para divulgar o nome de Portugal no mundo.No ano seguinte,foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela FIFA,além de conquistar o seu primeiro Campeonato Espanhol com a camisa merengue.

Em 2002,foi campeão da UEFA Champions League e do Mundial Interclubes.Mas na Copa do Mundo desse mesmo ano,na Coréia do Sul e Japão,a primeira disputada pelo craque português,a seleção portuguesa não passou da primeira fase.


Mas então chegou o momento de Figo brilhar com sua seleção.A Euro de 2004,realizada em Portugal,era a chance do futebol português e de Figo se consagrarem de vez no cenário mundial.Na semifinal,os lusos eliminaram a Holanda,vencendo por 2 a 1 e chegando à final da Eurocopa,e em casa. A final foi contra os gregos,que haviam eliminado a República Tcheca.Na final,o sonho português de conquistar o título em casa acabou com uma derrota de 1 a 0 no Estádio da Luz.

Em agosto de 2004,depois de marcar 31 gols em 110 partidas por sua seleção(recorde de jogos por Portugal),anuncia sua aposentadoria da seleção portuguesa.A Federação Portuguesa de Futebol decidiu aposentar a camisa 7 de Luís Figo.Um ano depois,acaba seu ciclo vitorioso com a camisa do Real Madrid,transferindo-se para a Inter de Milão,da Itália,onde um dia,já foi impedido de jogar.Na Internazionale,Figo encerrou sua carreira,fazendo seu último jogo no dia 31 de maio de 2009,no Estádio Giuseppe Meazza,contra o Atalanta.

REFERÊNCIAS


Ribeiro,André & Lemos,Vladir.A magia da camisa 10.Campinas,Verus Editora,2006.