Pesquisar este blog

domingo, 1 de julho de 2012

River Plate vence Defensor e é campeão da Libertadores Sub-20

Na noite deste domingo o River Plate da Argentina venceu o Defensor Sporting do Uruguai na final da Copa Libertadores Sub-20, disputada em Lima, no Peru e conquistou o título continental de clubes.

O jogo foi equilibrado, o Defensor jogou como jogou todas as partidas do torneio. O time uruguaio é muito bom, uma grata surpresa dessa Libertadores Sub-20. Trabalha bem as jogadas, mas não sabe concluí-las.

O time argentino, também muito bom, bateu o Corinthians na semifinal por 2 a 0. A partida contra o Defensor terminou 1 a 0 para o River Plate, gol aos 6 minutos do segundo tempo de Solari, em um belo chute, no qual o goleiro Rubén Silva ficou só olhando.

Os "Violetas", como é conhecido o time do Defensor, tiveram boas chances para marca, mas seu problema é que não traduz em gols a sua boa performance em campo. Foi sempre assim durante todo o torneio, exceto na última rodada da primeira fase, quando goleou o Alianza Lima por 5 a 1. Nas quartas de final e na semifinal, o Defensor venceu nos pênaltis o Universitário do Peru e o Unión Española do Chile, respectivamente.

Talvez faltasse um pouco de sorte para os uruguaios na hora da finalização. E o última lance da partida teria que terminar desse mesmo jeito: Foliados foi lançado, teve o domínio da bola na entrada da área, nas costas do zagueiro, e na saída do goleiro o atacante uruguaio chutou a bola para fora. Esse foi o último gol perdido pelo Defensor, aos 49 minutos do segundo tempo.

Na decisão do terceiro lugar, o Corinthians venceu o Unión Española por 2 a 1 e ficou com a terceira colocação.

Essa foi a segunda edição da Copa Libertadores Sub-20. A primeira, no ano passado, também disputada no Peru, foi vencida pelo Universitario de Lima, dono na casa.




Fotos: Miguel Cuellar

Espanha conquista mais um título de Eurocopa



No Estádio Olímpico de Kiev, a seleção espanhola goleou a Itália por 4 a 0 e se sagrou campeã da maior competição entre seleções europeias, somando agora três títulos.

A Eurocopa, disputada este ano na Ucrânia e também na Polônia, viu na grande final um jogo em que a Espanha abriu 2 a 0 e a Itália nunca conseguiu tentar uma reação. David Silva aos 14 e Jordi Alba aos 41 marcaram os dois primeiros gols da Fúria, que já impunham uma grande vantagem no placar, pelo jogo que havia em Kiev.

A Itália estava com poucas chances muito por causa da saída de Chiellini, contundido, ainda na primeira etapa. No segundo tempo, Thiago Motta entrou no lugar de Montolivo e logo saiu, também machucado. O técnico Cesare Prandelli não podia mais fazer substituição e a Itália jogou mais da metade do segundo tempo com 10 homens.

A Espanha aproveitou a imensa vantagem, com 2 a 0 no placar, um homem a mais e jogando melhor, para ampliar o marcador no final da partida. Fernando Torres aos 39 e Mata aos 43 decretaram a goleada e o terceiro título para os espanhóis na história da Euro. Também é a primeira vez que uma seleção consegue dois títulos seguidos.

Abaixo, todas as finais da Eurocopa:

1960 - Parc des Princes, Paris - França
União Soviética 2-1 Iugoslávia

1964 - Santiago Bernabéu, Madrid - Espanha
Espanha 2-1 União Soviética

1968 - Estádio Olímpico, Roma - Itália
Itália 1-1 Iugoslávia
Jogo desempate: Itália 2-0 Iugoslávia

1972 - Estádio Heysel, Bruxelas - Bélgica
Alemanha 3-0 União Soviética

1976 - Estádio Crvena Zvezda, Belgrado - Iugoslávia
Tchecoslováquia 2 (5) - 2 (3) Alemanha

1980 - Estádio Olímpico, Roma - Itália
Alemanha 2-1 Bélgica


1984 - Parc des Princes, Paris - França
França 2-0 Espanha


1988 - Estádio Olímpico, Munique - Alemanha
Holanda 2-0 União Soviética


1992 - Estádio Nya Ullevi, Gotemburgo - Suécia
Dinamarca 2-0 Alemanha


1996 - Estádio de Wembley, Londres - Inglaterra
Alemanha 2-1 República Tcheca


2000 - Estádio Feyenoord, Roterdã - Holanda
França 2-1 Itália


2004 - Estádio da Luz, Lisboa - Portugal
Grécia 1-0 Portugal


2008 - Estádio Ernst-Happel, Viena - Áustria (Euro sediada por Áustria/Suíça)
Espanha 1-0 Alemanha


2012 - Estádio Olímpico, Kiev - Ucrânia (Euro sediada por Ucrânia/Polônia)
Espanha 4-0 Itália