Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O nascimento da Celeste Olímpica

Publicado por Juan Carlos Vecino, em seu blog Futebol do Uruguai:


Em 1924 as Olimpíadas realizadas em Paris, recebeu pela primeira vez para a disputa do futebol uma equipe sul-americana, bicampeã do continente o Uruguai desembarcou em Paris para a disputa sem muito alarde haja vista que poucos conheciam o futebol praticado aqui na América do Sul.

Em 26 de maio os uruguaios entravam em campo para o primeiro jogo no estádio Colombes com um bom público presente com um estilo de jogo diferenciado das equipes europeias que predominavam o jogo de força física e bolas aéreas, o Uruguai primava pelo toque de bola rápido e dribles constantes em seus marcadores e assim os uruguaios ganharam da Iugoslávia por 7 a 0 com Cea e Petrone marcando dois gols cada e Vidal, Romano e Scarone completando o placar o que se viu no outro dia nos jornais era uma verdadeira avalanche de elogios ao futebol praticado no dia anterior por aqueles desconhecidos.

No dia 29 de maio um jogo mais duro contra os EUA e nova vitória uruguaia agora por 3 a 0 com Petrone marcando todos os tentos da partida.

No dia 1 de junho os franceses donos da casa teriam o privilégio de enfrentar os temidos sul-americanos com sua habilidade com a bola e não deu outra, novo show de bola e vitória por 5 a 1. Petrone duas vezes, Scarone duas e Romano anotaram o massacre. Nas semi-finais um jogo mais duro contra a Holanda e vitória por 2 a 1 com gols do Cea e do Scarone.

No dia 9 de junho foi a grande final olímpica e a Suíça era o adversário com toda torcida francesa a favor.

O Uruguai logo impôs seu ritmo de jogo ofensivo e de toque de bola que envolveu os suíços facilmente. Petrone abriu o marcador, Cea ampliou e Romano fechou o placar e o Uruguai conquistava pela primeira vez a medalha de ouro no futebol olímpico.

Mazzali ; Nasazzi (cap), Arispe - Andrade, Vidal, Ghierra, S.Urdinaran, Scarone, Petrone, Cea, Romano; foi a equipe da grande final, depois da conquista houve muita festa e donde a delegação uruguaia estava instalada a noite fora oferecido um jantar aos campeões olímpicos de futebol.

Considerado como um dos melhores jogadores da conquista José Leandro Andrade foi o grande destaque do jantar apesar de ser baixinho encantou a todos por ser também um excelente dançarino pois as donzelas fizeram filas para dançar um tango com ele, que era preto.



Fontes: Texto Galdino Silva, Revista Trivela e RSSSF Brasil


Obs: Título original no Blog Futebol do Uruguai: "Uruguai e sua primeira medalha de ouro no futebol dos Jogos Olímpicos: 1924 na França