Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

FUTEBOL: TEÓFILO CUBILLAS E HUGO SOTIL

Ontem foi Dia Internacional da Mulher. Mas, neste mesmo dia, 8 de março, no ano de 1949 nascia um grande homem. Na verdade, um grande homem peruano. Não por sua altura, pois quem tem 1,75 m não é considerado alto.

Teófilo Juan Cubillas Arizaga é até hoje considerado o maior jogador da história do futebol peruano e um dos maiores da América. Nasceu em Lima e foi lá mesmo que começou sua carreira como jogador de futebol, aos 16 anos, pelo Alianza. Logo em seu segundo ano lá, foi artilheiro do Nacional com 19 gols. Em 1967, fez dois gols contra o Independiente, da Argentina, em seu primeiro jogo internacional, com sua equipe goleando por 6 a 1 o time que havia sido bicampeão da Libertadores em 1964 e 1965.

Foi o astro da maior seleção peruana de todos os tempos, comandando o time que chegou até às quartas de final da Copa do Mundo de 1970, perdendo apenas, na primeira fase, pra a Alemanha Ocidental, que seria 3ª colocada, e foi eliminado pelo Brasil, que se sagraria campeão. Fez 5 gols e ganhou o prêmio de terceiro maior artilheiro do torneio.

Com ele, em um combinado entre seu time e o Municipal, em 1971, venceram o Benfica de Eusébio e golearam o Bayern de Munique de Beckenbauer, Gerd Müller e Sepp Maier, que viria a ser tricampeão europeu em 1974, 1975 e 1976.

No ano seguinte, ganhou o prêmio de melhor jogador da América, deixando em segundo lugar um brasileiro chamado Pelé (só isso) e ainda foi o artilheiro da Libertadores. Em 1973 foi contratado pelo Basel, da Suíça, onde permaneceu apenas seis meses e foi campeão nacional. Depois foi para o Porto, de Portugal, jogando três temporadas com a camisa 10.

Em 1975, a seleção peruana foi campeã da Copa América (título que só conquistou duas vezes) batendo o Brasil na semifinal por 3 a 1 em Belo Horizonte, perdendo em Lima por 2 a 0 e ganhando no cara-ou-coroa, com dois gols do "Nene", como era chamado. Na final, o Peru venceu a Colômbia no jogo desempate em Caracas por 1 a 0.

Voltou para o Peru em 1977 e foi campeão nacional pelo Alianza Lima em 1977 e 1978. Na Copa do Mundo da Argentina, O Peru fez uma ótima primeira fase. Mas na fase seguinte, perdeu para o Brasil, para a Polônia e foi goleado pela Argentina. Cubillas ainda ganhou o prêmio chuteira de prata do mundial, por ter feito 5 gols na competição.

Ainda jogou a Copa de 82, mas sua seleção foi eliminada ainda na primeira fase, despedindo-se da competição e Cubillas despedindo-se da seleção, com a marca de 45 gols em 107 jogos. Em 1979 foi jogar nos Estados Unidos, onde atuou por cinco temporadas.

Despediu-se do futebol em 1986, aos 36 anos de idade. Integra a lista dos 50 maiores jogadores de todos os tempos, elaborada pela FIFA.
Outro ex-craque peruano, que nasceu dia 8 de março foi o ex-atacante Hugo Sotil, que, curiosamente, nasceu no mesmo dia, do mesmo mês e do mesmo ano que Cubillas.

Nasceu na cidade de Ica. Não havia passado por nenhum clube, nenhuma categoria de
base e, em 1968, aos 18 anos de idade, foi chamado para atuar no Deportivo Municipal, que estava na segunda divisão. Com "El Cholo", a equipe sobe para a primeira divisão nacional e é convocado para a seleção peruana.

Jogou junto com Cubillas, formando a "dupla de ouro" no combinado Alianza e Municipal, em que venceram o Benfica e golearam o Bayern de Munique, em Lima. Também integrava a seleção peruana na histórica campanha na Copa de 1970. Graças ao seu gol, na final contra a Colômbia, o Peru foi campeão da Copa América de 1975, em jogo desempate.

Em 1973, foi contratado por nada mais nada menos que o Barcelona, onde atuou até 1977. Lá, fez dupla com um dos maiores jogadoes da história: Johan Cruyff. Lá, ajudou o clube catalão a ganhar o campeonato espanhol depois de 14 anos. No Barça, jogou 111 partidas e marcou 33 gols.

Depois de jogar na Espanha, "El Cholo" voltou para o Alianza Lima, onde se encontrou com Cubillas, formando a dupla de ataque que levou o clube aos títulos peruanos de 1977 e 1978. Também disputou a Copa do Mundo de 1978, onde, junto com Cubillas, não conseguiu novamente a façanha de chegar tão longe. Passou da primeira fase invicto, inclusive empatanto com a Holanda. Mas perdeu todas as três partidas na fase seguinte.

Voltou, em 1979, para o Municipal, onde jogou até 1983. Retornou momentaneamente ao futebol para jogar, em 1985 pela pequena equipe do Espartanos, mas encerrou a carreira logo em seguida.

REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário