Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Novo formato da Copa do Brasil, a desgraça do futebol brasileiro

Uma das maiores desgraças que aconteceu no futebol brasileiro, pelo menos nos últimos anos.

Nesse novo formato da Copa do Brasil, que entra em vigor em 2013, os times pequenos não terão vez. Desde que eu me conheço por gente, as copas nacionais são mais é para a disputa dos times pequenos. Agora não. Não teremos mais Juventude, Criciúma, Santo André e Paulista de Jundiaí disputando o título. Com esse novo formato, apesar de receber mais times (86), sobrarão 10, que se juntarão aos outros 6 que disputaram a Libertadores do mesmo ano. Isso mesmo, a final da Copa do Brasil será em novembro! Assim, como sempre acontece, os times que disputarão a Libertadores serão apenas os grandes, que terão ainda a oportunidade de ser campeões da Copa do Brasil. Com essa entrada dos clubes que disputaram a Libertadores, se restou algum time pequeno na fase final da Copa do Brasil, suas chances de ser campeão serão nulas.

E ainda por cima, o Campeonato Brasileiro não dará mais vagas para a disputa da Copa Sul-Americana. Quem dará essas, agora quatro vagas, será a Copa do Brasil, não mais o Campeonato Brasileiro. Mas, os clubes que forem deixando a competição antes do início da Sul-Americana, poderão se classificar, dependendo de sua colocação no Campeonato Brasileiro do ano anterior. Muita gente está entusiasmada, mas os clubes pequenos não ganharão em nada com isso, não ganharão vaga na Sul-Americana do ano seguinte. Continuará a mesma porcaria, e até pior.

Então serão praticamente os mesmos times que disputarão todas as competições: Os grandes que disputarão a Libertadores, depois, entrando na fase final da Copa do Brasil, se classificarão para a Sul-Americana, e disputarão o título brasileiro no mesmo ano!

Assim, nas últimas rodadas do Brasileirão, não haverá emoção com os clássicos regionais, poucos times estarão brigando por alguma coisa na reta final. As equipes que antes brigavam por uma vaga na Copa Sul-Americana, entrarão de férias antes do término do campeonato.

Em pouco tempo, acabarão com o acesso à Série A e os 20 maiores times do Brasil serão os únicos beneficiados, disputarão tudo, serão campeões, não serão rebaixados, e os times pequenos e médios, até os que têm muita tradição e torcida, cairão no esquecimento do futebol brasileiro graças à maravilhosa política da dona CBF, apoiada pela maior parte da imprensa.

Esse é mais um momento de nos mobilizarmos para impedir esse desastre que ocorrerá em pouco tempo. Por favor, reflitam.

4 comentários:

  1. É fato que será ruim para os pequenos. É meio confuso, também. Estamos querendo chegar ao nível dos campeonatos organizados na Argentina? Bom, veremos...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ta mais do que certo!
    É a CBF corrigindo o maior erro que fez com a Copa do Brasil: excluir as equipes em melhor momento no futebol nacional e a possibilidade do último campeão defender o título.
    Os times pequenos, poderão sim mostrar sua força, como sempre mostraram em inúmeras surpresas neste torneio. Ou alguém esqueceu a eliminação do Palmeiras diante do ASA de Arapiraca, quando este ainda não figurava entre as principais divisões do futebol nacional. Criciúma e Juventude, que não podem ser considerados pequenos, foram campeões num formato que não excluía nenhum dos principais times do futebol brasileiro.
    Quem quiser ser campeão tem que fazê-lo por merecimento e não contar apenas com a ausência das grandes forças!

    ResponderExcluir
  3. Com o apoio que os times pequenos recebem da CBF - ao contrário dos grandes, diga-se de passagem - será muito difícil conquistarem algo com esse novo formato da Copa do Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Muito pelo contrário, os times pequenos continuam com chances e os grandes não vão ser punidos por participar da Libertadores.
    Por que com os times da Libertadores entrando nas oitavas exclui as chances dos times pequenos? Não entendi.

    ResponderExcluir