Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de julho de 2012

Nelson Prudêncio, triplista olímpico



Nelson Prudêncio nasceu em Lins (SP) dia 4 de abril de 1944. Participou de sua primeira competição de atletismo em 1964 e quando se aposentou, em 1976, tinha no currículo três participações em Jogos Olímpicos e Pan-Americanos.

Mais que isso, Nelson Prudêncio não apenas participou desses torneios. Ele ganhou medalhas, tanto nas Olimpíadas quanto nos Jogos Pan-Americanos.

Em sua primeira participação no Pan, Prudêncio saltou 16,45m em Winnipeg 1967 só perdendo para o estadunidense Charles Craigg,que obteve a marca de 16,54m. Essa foi sua primeira medalha importante no salto triplo.

Um ano depois, estava representando o Brasil na Olimpíada da Cidade do México. Após nove quebras consecutivas do recorde mundial, de Nelson, de Viktor Saneyev e do italiano Giuseppe Gentile, o brasileiro conquistou a medalha de prata olímpica, atrás do soviético, que levou o ouro.

Em 1971, nos Jogos Pan-Americanos de Cali, Prudêncio ficou em segundo, ganhando a medalha de prata. O ouro foi conquistado pelo cubano Pedro Pérez, que quebrou o recorde mundial.

Nelson Prudêncio foi quarto colocado nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México em 1975 e ainda disputou os Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal. Se aposentou logo depois da Olimpíada.

Foto: Instituto Memorial do Salto Triplo

Referências
Confederação Brasileira de Atletismo
Wikipédia
Atletx.com
Que fim levou?
Instituto Memorial do Salto Triplo
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário